Slim Lift – S.120
Sistema de correr e elevatório com módulos de vista reduzida, galandage e abertura de canto
- caracteristicas
- .
gerais
- Sistema de correr em linha e elevatório multi-rail 120 mm com barreira térmica, dotado de versões de "Galandage n-rail", "Abertura de Canto", "Vista Central Reduzida (minimalista)" e "Vista Perimetral"
térmicas
- Transmissão térmica rompida por barras de poliamida PA66 com 25% de fibra de vidro de 30mm no aro fixo e 16mm no aro móvel. O sistema inovador da poliamida anti-bimetal do aro móvel permite-lhe um comportamento retilíneo na reação aos movimentos de dilatação originados pelas diferenças de temperatura, evitando assim a deformação (empeno) natural do perfil resultante desse fenómeno.
estéticas
- Linhas retas minimalistas
- .
vedação
- A vedação é feita através de vedantes em EPDM, complementada, nas partes deslizantes, por um inovador vedante de pelúcia "TRI-FINE" composta por filamentos de pelúcia protegidos por lâminas de tecido não tecido que garantem eficácia na vedação e lhe prolongam a longevidade ao evitar a sua deformação e desgaste. A vedação dos canais do rail é efetuada por corta-ventos lamelares em EPDM de baixo shore cuja flexibilidade e memoria lhe garantem uma vedação eficaz, sem provocar grande atrito no deslizamento, mesmo em versões elevatórias.
- .
- tipos de vista
- .
perimetral
- O sistema S.120 é concebido de base por um único perfil em todo o perímetro do aro fixo, o que lhe confere a elegância de uma vista simétrica simples e leve com uma expressão de apenas 45mm que pode ser reduzida a nada se aplicado embutido. O seu aro móvel perimetral de apenas 72mm garante às folhas uma face visível de uns escassos 64mm em todo o seu perímetro, salvo na couceira central de divisão das folhas onde a vista é de 76mm devido ao perfil de cruzamento. Esta diferença de vista entre a couceira central e as restantes torna-se imperceptível dada a construção perimetral das folhas.
reduzida ou minimalista
- Consideram-se de vista reduzida ou minimalista os caixilhos cuja couceira central têm uma face visível menor que a dos restantes perfis da folha, minimizando o impacto da vista dos perfis na divisão central das folhas.
- Sendo o aro fixo comum ao da vista perimetral, as características nesta vista minimalista ou reduzida mantem-se as mesmas. A variação surge apenas na couceira central (divisão central das folhas) que apresenta uma face de apenas 30mm contra os 76mm da versão perimetral, embora apresente, no restante perímetro das folhas, os mesmos 64mm visíveis nessa versão.
- .
- tipos de abertura
- .
abertura elevável ou elevatória
- Considera-se de abertura elevável um sistema de correr onde, para se proceder à sua abertura, a folha é erguida ligeiramente para iniciar a marcha. Este movimento é acionado através de um mecanismo dedicado, de conceção robusta, incorporado no sistema de fecho.
- Dotado desta característica o sistema S.120 goza de todas as vantagens deste tipo de sistemas, das quais salientamos as seguintes:
- Na vedação - Quando fechadas, as folhas ficam apoiadas sobre vedantes, tornando a sua vedação praticamente hermética.
- Na funcionalidade e durabilidade - Deixando as folhas, quando paradas, apoiadas sobre os vedantes, este sistema permite a libertação das rodas da consequente carga de peso, evitando que as mesmas se deformem quando expostas a constantes e excessivas variações da temperatura, permitindo-lhes uma permanente funcionalidade e consequentemente, o alongamento da sua durabilidade.
- Na facilidade de manobra - O processo de elevação liberta as folhas do atrito dos vedantes, fazendo-as deslizar apenas com o simples atrito dos rolamentos.
- Na dimensão do vãos - Como os rolamentos destes mecanismos estão dotados de características que lhes permitem suportar grandes pesos, possibilitam a conceção de vãos de maior dimensão.
de correr em linha
- Quando, por questões de dimensão, peso ou mesmo de economia, não se justificar a adoção do sistema elevatório, o sistema S.120 pode funcionar na versão de correr em linha. Nesta versão a vedação é efetuada através de pelúcias TRI-FINE nas partes deslizantes e os rolamentos ficam permanentemente expostos à carga do peso e variações térmicas, limitando, por isso, a dimensão dos vãos, resultante da limitação do peso.
abertura de canto
- O sistema S.120 está dotado de perfis que permitem a abertura total do canto em vãos adjacentes, prescindindo do pilar fixo de união de vãos. Funciona para cantos em ângulo de 90º ou 270º, isto é, funciona para cantos interiores ou cantos exteriores, em ângulo reto.
galandage
- Galandage é o termo francês usado para definir um sistema de correr onde as folhas, no movimento de abertura, correm para o interior das predes, permitindo a abertura completa do vão. É também denominada porta de encastrar ou de embutir.
- O sistema S.120 está dotado de perfis que permitem a conceção de vãos de galandage de uma ou múltiplas folhas a abrir para um ou para ambos os lados, quer pelo processo de correr em linha quer pelo elevatório.
- .
- tipo de drenagem
- Chama-se drenagem ao processo pelo qual se encaminham para o exterior, as águas que, natural e eventualmente, se infiltram nos caixilhos, de forma a evitar que passem para o seu interior.
- No sistema S.120 a drenagem pode ser efetuada pelo processo convencional ou através de rejingot.
drenagem convencional
- No processo convencional de drenagem são abertos pequenos orifícios (drenos), em locais estratégicos do perfil da soleira, de forma a conduzir, para o exterior, as águas que, de forma natural ou eventual, se infiltram nos caixilhos, com o objetivo de evitar que as mesmas passem para o interior. Os drenos visíveis são "embelezados" por pequenas tampas, chamadas goteiras, que para além do efeito estético, pretendem evitar, através das válvulas com que são dotadas, o retorno das águas pela ação do vento.
drenagem por rejingot
- É um processo de drenagem composto por perfis de soleira (tipo rejingot) que retém e encaminham para o exterior as águas a drenar, incluindo as resultantes de condensação.
- Este método, mais eficiente que os habituais, permite ainda reduzir os, muitas vezes inestéticos, rasgos e goteiras, chegando mesmo eliminá-los em situações de porta, quando usado em combinação com o elemento de caleiro composto por perfis de grelha e escoadouro, que complementam este sistema.